Mostrando postagens com marcador Danielle Cristina - 8º A. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Danielle Cristina - 8º A. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Significado da semana do saco cheio!

O que muitas pessoas devem se perguntar é " Afinal, qual o significado da semana do saco cheio? " Vamos falar um pouco sobre isso?...
A semana do saco cheio, também conhecida com semana da primavera, é uma semana de recesso escolar normalmente em outubro entre o feriado nacional da nossa senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia dos professores (15 de outubro).
Essa semana foi criada por estudantes universitários que já estavam cansados naquela época do semestre, assim resolveram emendar esses feriados que estavam por vir para que pudessem descansar um pouco das atribuições escolares. Isso ocorreu por volta de 1882.
O início desse costume no Brasil descende da semana da batata Alemanha. Este costume era aplicado em diversos colégios com origem alemã e posteriormente no Brasil adotaram a prática.  



segunda-feira, 6 de julho de 2015

A origem das festas Juninas

Muitos devem se perguntar como se originou as festas juninas, já que quando se pensa nesta comemoração a primeira coisa que vai à cabeça são danças, comidas típicas, costumes, brincadeiras, entre outros.
O surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração a grande fertilidade da terra, as boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João. 
Eram conhecidas como joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus. Assim passou a ser uma comemoração da igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para santo Antônio; no dia 24, para são João; e no dia 29, para são Pedro.
Aos poucos as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território brasileiro, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos para a festa como o casamento na roça, vários pratos típicos como a pamonha.
E assim foi se originando as festas juninas, posteriormente as julinas (ocorrendo em julho) e as agostinas (no mês de agosto)!!!
                                         
Boas Festas!!! E dia 09 de julho os alunos (dos 3 períodos) da nossa escola estão convidados para a nossa festa julina (interna) das 14h às 19h.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A origem do dia das mães!

Quando pensamos no dia das mães a primeira coisa que vem na cabeça é: os presentes, a surpresa, encontro de família, entre outros. Claro que esse dia tem muito a ver com isso, mas quase nunca pensam como se iniciou este dia.
Tudo começou quando na Idade Média, uma moça chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe Anne Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado de Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte de sua mãe Anne, diante da dor que sentia resolveu organizar com ajuda de outras moças um dia bem especial para homenagear todas as mães para ensinar as crianças a importância de uma mãe.
Anne e suas amigas eram ligadas à Igreja Metodista da cidade de Grafton. Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anne conseguiu celebrar uma missão em homenagem às mães na Igreja metodista Andrews, em Grafton. A repercussão do tema da missa logo chamou atenção dos líderes locais e do então governador do estado de Virgínia Ocidental William E. Gloassock. Glassock definiu  a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração para homenagear às mães.
Então foi assim que se originou o dia das mães! Interessante não? Parabéns a todas mães que todos os dias não somente nesse dia especial, mas sim todos os dias, cada minuto se sintam muito mais que especial por que isso vocês são!!!

                                                                                                   Feliz dia das Mães!